CUIDADOS GERAIS
Verificar o correto enquadramento da operação, e se o valor declarado na nota fiscal é o mesmo informado no despacho.
Observar se a descrição da mercadoria e o peso bruto declarado na DDE ou DSE estão compatíveis com o descrito na nota fiscal.
Classificar corretamente a mercadoria conforme a sua posição tarifária.
Apresentar a 1a. Via da nota fiscal corretamente preenchida, com a descrição detalhada da mercadoria, quantidade, peso e demais elementos para uma perfeita identificação.
Na exportação de maquinário, informar na descrição da mercadoria, o modelo e o número de série do equipamento.
Antes de confirmar o registro da declaração no Siscomex, verifique, com bastante atenção, todas as informações nela contidas. Uma DDE ou DSE preenchida com erro certamente irá provocar atrasos.
Verifique sempre se o número da nota fiscal referente à mercadoria que será exportada está corretamente indicada no despacho.
No caso de mercadorias em recinto alfandegado, observar se a presença de carga foi informada no sistema e, tratando-se de mercadoria em REDEX, apresentar cópia da tela "Informações da Presença de Carga", averbada, manualmente, pelo depositário da carga.
Apresentar certificado de origem para café, certificado sanitário para carne e certificado de classificação para soja, quando se tratar de despacho desses produtos.
CUIDADOS ESPECÍFICOS
Quando houver alteração da razão social da empresa, juntar os documentos que comprovem a alteração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário