segunda-feira, 5 de julho de 2010

Entrada no mercado externo e seu negócio

Quatro diferentes modos de oferecer um negócio de entrada da empresa em mercados externos:
a) exportação,
b) O acordo contratual,
c) contrato de risco comum
d)contrato de fabricação
Exportando
Acompanhá pode minimizar o risco de lidar internacionalmente pela exportação de produtos de fabricação nacional ou por um mínimo de resposta a inquéritos ou pelo desenvolvimento sistemático da demanda em mercados estrangeiros. Exportar exige capital mínimo e é fácil de se iniciar. Exportar também é uma boa maneira de ganhar experiência internacional. Uma parte importante da participação no exterior entre as grandes empresas E.U. é através do comércio de exportação.
Acordos contratuais
Existem vários tipos de acordos contratuais:
• Acordos de licenciamento de patentes
Estes acordos são baseado em uma taxa fixa ou uma base de royalties e inclui o treinamento gerencial.

• Operações Turnkey
Essas operações são baseadas em uma taxa fixa ou de custo acrescido do arranjo e incluem construção de instalações, treinamento de pessoal, e a produção inicial será executado.
• Acordos de co-produção
Estes acordos são mais comuns em países socialistas, onde as plantas são construídas e, em seguida, paga com parte da produção.


• Os contratos de gestão
Atualmente, amplamente utilizado no Oriente Médio, esses contratos exigem que uma empresa multinacional forneça pessoal-chave para operar uma empresa estrangeira por uma taxa local até que as pessoas adquirem a capacidade de gerir o negócio de forma independente. Por exemplo, Whittaker Corp de Los Angeles opera estatal hospitais em várias cidades na Arábia Saudita.
• Licenciamento
Licenciamento de obras como uma alternativa viável em algumas situações acordo contratual onde o risco de expropriação e resistência aos investimentos estrangeiros geram incerteza. Licenciamento abrange uma variedade de acordos contratuais em que um comerciante da multinacional disponibiliza ativos intangíveis, como patentes, segredos comerciais, know-how, marcas registradas e nome da empresa para as companhias estrangeiras em troca de royalties ou outras formas de pagamento. Transferência destes activos é geralmente acompanhado de serviços técnicos para garantir o uso adequado. Licenciamento, no entanto, tem algumas vantagens e desvantagens como resumidos a seguir.
Vantagens do Licenciamento
1. O licenciamento requer pouco capital e serve como uma entrada rápida e fácil aos mercados estrangeiros.
2. Em alguns países, o licenciamento é a única maneira de explorar o mercado.
3. O licenciamento é a extensão da vida dos produtos no estágio de maturidade do seu ciclo de vida.
4. O licenciamento é uma boa alternativa para a produção estrangeira e de comercialização em um ambiente onde há inflação mundial, a escassez de trabalhadores qualificados, aumentando o regulamento interno e externo governamentais e restrição, e forte concorrência internacional.
5. Direitos de licenciamento são garantidos e periódicos, enquanto compartilhada rendimentos do investimento flutua e é arriscado.
6. Internamente as empresas podem se beneficiar do desenvolvimento de produtos no exterior sem incorrer em despesas de investigação através de mecanismos de feedback técnico.
7. Quando as exportações já não são rentáveis devido à intensa concorrência, o licenciamento constitui uma alternativa.
8. Licenciamento pode superar os custos de transporte elevados, o que fazer algumas exportações não-competitivas em mercados-alvo.
9. Licenciamento é também imune à desapropriação.
10. Em alguns países, os fabricantes de equipamento militar ou qualquer outro produto considerado essencial para o interesse nacional (incluindo os equipamentos de comunicação) pode ser obrigado a concluir acordos de licenciamento.
Desvantagens de Licenciamento
1. Para atrair os licenciados, uma empresa deve possuir tecnologia distintivo, uma marca, e uma empresa ou marca que é atraente para os potenciais utilizadores estrangeiros.
2. O concedente não tem controle sobre a produção e comercialização por parte da concessionária.
3. Direitos de licenciamento são negligenciáveis, em comparação com potencial de investimento de capital. Taxas Banco raramente superior a 5 por cento do faturamento bruto por causa de restrições governamentais no país de acolhimento.
4. O licenciado pode perder o interesse em renovar o contrato, salvo se o licenciante detém interesse através da inovação e novas tecnologias.
5. Existe o perigo de criar concorrência no terceiro, ou mesmo em casa, os mercados se o licenciado viola os acordos territoriais. Ir a tribunal, nestas situações é caro e demorado, e nenhum organismo internacional adjudicatório existe.
Joint Ventures
1. Vendo novas oportunidades de mercado
Empresas em indústrias maduras nos Estados Unidos joint venture encontrar um modo de entrada desejável para entrar em novos mercados no exterior atraente.
2. Lidar com a crescente nacionalismo económico Host governos muitas vezes são mais receptivos a exigir ou joint ventures.
3. Preempting matérias-primas Países com matérias-primas, como o petróleo ou o material extraído, geralmente não permitem que as empresas estrangeiras a ser ativo que não seja através de joint venture.
4. Partilha de risco Ao invés de tomar todo o risco, uma joint venture permite que o risco de ser partilhado com um parceiro, que pode ser especialmente importante em áreas politicamente sensíveis.
5. Desenvolver uma base de exportação Em áreas onde blocos econômicos desempenham um papel significativo, joint-venture com uma empresa local suaviza a entrada em toda a região, como a entrada na União Europeia através de uma joint venture com uma empresa de Inglês.
6. Venda de tecnologia Venda de tecnologia para países em desenvolvimento se torna mais fácil através de uma joint venture. Mesmo uma joint venture com uma bem-parceiro maioria qualificada estrangeira pode proporcionar vantagens significativas:
1. Participação na renda e o crescimento O parceiro de participações minoritárias nos lucros e crescimento da empresa, mesmo que a sua própria tecnologia se torna obsoleta.
2. Necessidades de caixa baixa Know-how e patentes, ou ambos podem ser considerados como aporte de capital parcial.
3. Tratamento preferencial Porque é controlada localmente, a empresa é tratada com preferência pelo governo.
4. Facilitando o acesso ao mercado e ao mercado de informação Alocally empresa controlada pode solicitar o acesso ao mercado e as informações muito mais facilmente do que pode uma empresa controlada por estrangeiros.
5. Menos de dreno em recursos administrativos O parceiro local toma conta da maioria das responsabilidades gerenciais.
6. E.U. diferimento do imposto de renda Lucro do parceiro minoritário E.U. não está sujeito à tributação E.U. até à distribuição
Manufacturing
A multinacional também pode se estabelecer em um mercado externo pelo investimento directo em produção e / ou filial de montagem. Devido à volatilidade das condições econômicas mundiais, sociais e políticos, esta forma de envolvimento é mais arriscado. Um exemplo de uma situação de investimento direto é Chesebrough operação Pond's de fábricas no exterior, no Japão, Inglaterra e Monte Carlo. Fabricação em todo o mundo é mais arriscados, como ilustrado pelo desastre da Union Carbide em Bhopal, na Índia: no pior acidente industrial que tem nunca ocorreu, um vazamento de gás venenoso matou mais de 2.000 pessoas e milhares permanentemente desativado. Sugere-se que as multinacionais não deve fabricar no exterior, onde o risco de um acidente possa pôr em perigo a sobrevivência de toda a empresa. Por uma questão de facto, no rescaldo do acidente de Bhopal, países de acolhimento, muitos apertados de segurança e normas ambientais. Por exemplo, no Brasil, usuários do mundo, a quarta maior de produtos químicos agrícolas, restrito o uso do isocianato de metila mortal.
Conclusão
Uma empresa interessada em entrar no mercado internacional deve avaliar os riscos envolvidos e o compromisso com cada entrada e escolha o modo de entrada que melhor se enquadra nos objetivos da empresa e recursos. Risco de entrada e de compromisso podem ser examinados, considerando cinco fatores:
1. Características do produto.
2. Macro-ambiente externo do mercado, nomeadamente economicas e fatores políticos, e a demanda e padrões de compra dos potenciais clientes.
3. Posição competitiva da empresa, especialmente a vida do produto, fase do ciclo, assim como vários pontos fortes e fracos das empresas.
4. Dynamic considerações orçamentação de capital, incluindo os custos de recursos e disponibilidades.
5. Percepções internas das empresas que afetam a seleção das empresas da informação e da distância psíquica entre tomadores de decisão de uma empresa e seus clientes-alvo, bem como o controle e a assunção de riscos preferências. Esses cinco fatores combinados indicam que o risco deve ser revista vis-à-vis os recursos de uma empresa antes de determinar um modo de entrada. modelos de simulação computadorizada pode ser empregada para determinar a rota de entrada desejado por simultaneamente avaliando fatores como oportunidade ambiental, índice de risco, o índice de risco do competidor, o índice de resistência das empresas, o produto índice direção de canais, índice de custos comparativos e corporativa política e índice de percepção.

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