quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto da Secex auxilia empresas brasileiras a realizarem a primeira exportação

O Projeto Primeira Exportação, coordenado nacionalmente pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem como objetivo promover a inserção competitiva de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. O primeiro caso de sucesso foi efetivado em setembro deste ano, quando uma empresa capixaba, fabricante de roupas e equipamentos de segurança, realizou sua primeira exportação para a Angola.

Toda a negociação, realizada durante a 17ª edição da Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP), em São Paulo, foi acompanhada por um agente do Projeto Primeira Exportação. O apoio do MDIC e dos parceiros estaduais foi imprescindível para que a empresa obtivesse sucesso na primeira venda internacional e também em novas negociações, já que agora está em contato com a França, para onde enviou amostras de seus produtos.

No estado de Goiás, das 47 empresas cadastradas, 23 estão participando de capacitação em planejamento estratégico e pesquisa de mercado. No Rio Grande do Norte, o resultado também é positivo. Lá, algumas empresas dos mais variados segmentos, como as produtoras de castanha, doces, água de coco, cereais, biscoitos, queijos, camarão, confecção, elevadores e flores, já estão realizando negociações com os importadores de Cabo Verde, na África, com o auxílio do Projeto.

Duas dessas empresas potiguares, localizadas em Natal, inclusive, receberam importantes prêmios depois que passaram a integrar o projeto e a receber o acompanhamento de Agentes de Primeira Exportação. Uma recebeu o Prêmio MPE Brasil 2008 - Categoria Indústria e o Prêmio MPE Brasil 2008 - Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental. A outra recebeu o Prêmio CNI 2008 - Categoria Desenvolvimento Sustentável e o Prêmio MPE Brasil - Categoria Agronegócios. Além dessas premiações, essas duas empresas também tiveram projetos de inovação tecnológica aprovados no Inova/RN 2008 em suas respectivas áreas.

Com as atividades iniciadas em março de 2007, o Projeto Primeira Exportação foi implantado no Espírito Santo, em Goiás e no Rio Grande do Norte, onde já existem empresas em fase de negociação da exportação de seus produtos. Em Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro os coordenadores estão apresentando o projeto e articulando ações com entidades parceiras. Nos estados, a gerência do Projeto Primeira Exportação é feita pelo comitê gestor, que tem como principal função analisar a consultoria prestada pelos agentes às empresas, desde o planejamento até a negociação e efetivação da exportação.

Inicialmente, em cada estado participante, foram cadastradas até 60 empresas, das quais aproximadamente 20 já estão sendo acompanhadas. No momento do cadastramento, os consultores fazem um diagnóstico seletivo da empresa. As que já possuem capacitação e algum tipo de conhecimento em comércio exterior, recebem consultoria para efetuar a primeira exportação. As demais, que ainda não possuem capacitação nessa área, mas que têm potencial exportador, são encaminhadas pela equipe para as fases de aperfeiçoamento, com treinamentos e cursos dados pelos parceiros nos estados, como Sebrae, Banco do Brasil, Correios, Secretarias Estaduais de Indústria e Comércio, Cefets, Universidades, Caixa Econômica Federal, entre outros.

Não há requisitos básicos para os empresários participarem. Porém, os coordenadores do projeto ressaltam que para as empresas que tenham realizado algum treinamento na área de comércio exterior o processo se torna mais fácil. É importante também que essas empresas tenham preparo administrativo e financeiro, além de condições de produção, marketing e recursos humanos.

As inscrições para as empresas interessadas em integrar o projeto são recebidas pelo site www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br. No momento do cadastro, o participante recebe uma senha de acesso para consultar o Sistema Integrado de Gestão (SIG), no qual são gerenciadas as informações das empresas, entidades, agentes e também dos processos de negociação. Nesse software, os envolvidos têm acesso a uma base de dados integrada e podem gerar relatórios gerenciais. Além disso, a ferramenta permite que os membros do comitê gestor acompanhem a evolução das empresas.

Projeto Primeira Exportação

O Projeto Primeira Exportação é realizado em seis etapas:

1) articulação das parcerias nos estados, formação do comitê gestor com entidades e universidades, seleção dos agentes de primeira exportação - que são estudantes universitários dos cursos de Relações Internacionais e Administração das universidades selecionadas - e assinatura da cooperação técnica com os parceiros;
2) seleção das empresas e avaliação da capacidade de internacionalização;
3) pesquisa de mercado;
4) adaptação do produto;
5) promoção comercial;
6) negociação com o importador e despacho aduaneiro da mercadoria.

Todo o processo tem duração de, aproximadamente, um ano e é realizado conforme o estabelecido em um Termo de Cooperação Técnica assinado entre MDIC e governo estadual, com a interveniência de outros parceiros do estado.

Fonte: Secex

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