domingo, 18 de julho de 2010

Brasil desconhece seus custos logísticos

No mundo todo, o segmento de logística movimenta US$ 2,1 trilhões por ano, ou 16% do Produto Bruto Global. No Brasil, porém, saber o custo logístico ainda é um desafio e uma grande preocupação para os profissionais do setor. A única afirmativa em torno da qual existe consenso é que, no país, não há estatísticas confiáveis sobre os custos logísticos, mas apenas estimativas – e mesmo essas são variadas e diferem bastante entre si.
Se uma das máximas da logística é a de que “só se pode melhorar aquilo que se mede”, fica impossível reduzir os custos logísticos sem conhecê-los.Estimativas da Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), apontam os custos logísticos em 19% do faturamento de uma empresa. Já um estudo realizado há cinco anos pelo Banco Mundial revela que o custo do transporte no Brasil representa 10% do PIB (que hoje está em R$ 1 trilhão). Como a estimativa consensual é de que o custo do transporte no Brasil eqüivale a 60% dos custos logísticos, calcula-se que o segmento todo movimente até 16% do PIB (o que bate com os números globais), ou cerca de R$ 160 bilhões.
Aí começam as divergências. A NTC – Associação Nacional do Transporte de Carga – calcula que o setor movimente anualmente no Brasil R$ 50 bilhões. Assim, o custo logístico total do país seria de R$ 80 bilhões, ou seja, metade do número anteriormente apresentado. O professor Antonio Galvão Novaes, da Universidade Federal de Santa Catarina, acredita que o custo logístico brasileiro total seja bem maior: 20% do PIB. Para ele, porém, mais importante é notar como esses custos podem ser otimizados.
Para contornar o problema da escassez de estatísticas confiáveis, a ABML definiu como uma das prioridades do plano de ação de seu quarto ano de atividades a criação de um índice para precisar os custos do setor. Esses indicadores seriam compostos por diversos itens, com maior ou menor peso no cálculo. O trabalho está sendo feito em parceria com a Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo, e o novo indicador será lançado até julho. Para o presidente da ABML, Pedro Moreira, acompanhar a curva de atividade do setor é fundamental numa economia estável, onde é preciso menos “achismo” e mais planejamento.
Porém, antes de levantar os custos logísticos, é preciso saber como ele é composto. De acordo com o Latin American Logistics Center (LALC), uma pesquisa iniciada nos primeiros meses de 2001 em parceria com a ABML revelou que muitas empresas não têm nenhum conhecimento de seus custos logísticos.
O conceito de logística integrada ainda é relativamente novo no Brasil e engloba desde a previsão de vendas, estoques/inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transporte e planejamento estratégico. Definir o custo de cada uma dessas etapas é o grande desafio.
O custo mais óbvio e mais pesado de todos, como já foi dito, é o de transporte, mas mesmo nesse item existem divisões e pesos que muitas vezes são desconhecidos pelas empresas, de acordo com Marcos Isaac, vice-presidente de Manufatura e Bens de Consumo da Ernst & Young Consulting. Com ele concorda o professor Paulo Fernando Fleury, do Centro de Estudos em Logística do Coppead/UFRJ, que afirma que muitas empresas compram com o custo do frete embutido (FOB) e nem sabem quanto gastam com o transporte.
Entre os grandes empecilhos à produtividade e à conseqüente redução de custos logísticos estão a infra-estrutura do Brasil, principalmente de transportes, portuária e alfandegária, e os impostos em cascata, que inviabilizam muitas soluções logísticas ou forçam a outras impensáveis em outros países. Quando à infra-estrutura, os especialistas concordam que ela tem melhorado. Programas como o “Brasil em Ação” e o “Avança Brasil”, além dos programas de concessões de portos, ferrovias e rodovias, têm gerado resultados. Até a hidrovia tem sido mais utilizada, permitindo rotas muito mais vantajosas economicamente, principalmente para produtos de menor valor agregado.
Os elogios evaporam-se quando o tema são impostos e juros. “O custo financeiro é um dos que mais sobrecarregam a logística, porque está muito ligado à taxa de juros, que continua muito mais alta que na Europa e nos EUA”, afirma Marcos Isaac. Outra grande preocupação do setor, além de reduzir os custos, é identificar onde estão as perdas no processo.
É no chamado custo/oportunidade que as empresas podem buscar um ganho substancial no processo. Exemplo: quanto se poderia recuperar no dia-a-dia com o melhoramento da mão-de-obra? Para os especialistas, o importante é aprimorar as pessoas e padronizar processos, como tamanho e piso dos baús dos caminhões, altura de paletes, volume de carga, nomenclaturas e sistemas. Além de investir na formação do ser humano, é preciso investir em automação, em sistemas que reduzam a possibilidade de erros e avarias, reduzindo desperdícios, ineficiências e redundâncias. A preocupação em torno do tema não vem por acaso. Com a Alca batendo à porta, as empresas brasileiras terão de correr mais do que nunca para alcançar um padrão de competitividade que lhes permita sobreviver no novo panorama.
Fonte: Revista Tecnologística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário