domingo, 1 de agosto de 2010

A China está certa em investir no futuro da África?

Apesar das críticas de países ocidentais com respeito a investimentos chineses na África, o presidente de Ruanda, Paul Kagame, diz que a China está trazendo à África exatamente o que o continente precisa. Mas como devemos interpretar a disposição da China de fazer negócios em países com históricos duvidosos na área de direitos humanos?

O presidente de Ruanda, Paul Kagame, ganhou manchetes em todo o mundo ao elogiar os investimentos da China na África e criticar os países ocidentais por fazerem pouco para melhorar a situação dos africanos. Kagame disse que os chineses estão ajudando a África a se desenvolver, enquanto nações e empresas ocidentais poluíram o continente.

Infraestrutura
A China investiu mais de 400 milhões de dólares na África desde 2006, principalmente em obras de infraestrutura, como a construção de estradas e prédios governamentais. O que contrasta enormemente com os esforços ocidentais que incluem principalmente remessas de africanos que vivem no exterior e dinheiro para ajuda ao desenvolvimento.

Há razões para questionar se a ajuda ao desenvolvimento fez o bastante para melhorar as condições de vida na África a longo prazo. Mas críticos ocidentais apontam que a China poderia estar debilitando a promoção dos direitos humanos na África com sua disposição de fazer negócios em países onde abusos aos direitos humanos são comuns.

Apesar disso, Paul Kagame diz que a China tem a fórmula certa: “Os chineses trazem o que a África precisa: investimento e dinheiro para governos e empresas. Eu preferiria que o mundo ocidental investisse na África ao invés de fazer doações de ajuda ao desenvolvimento.”

Direitos humanos
Talvez a crítica mais significante em relação aos esforços chineses na África seja a alegação de que a China não está fazendo o suficiente para promover os direitos humanos em países africanos, uma vez que Pequim tem uma política de não-interferência no caso de governos africanos.

Isso significa que o país está disposto a conduzir negócios com países como o Sudão sem pressionar o governo local a melhorar seu recorde de violações de direitos humanos contra seus cidadãos.

Mas é justo que as nações ocidentais critiquem a China? Dr. Klaas van Walraven, pesquisador do Centro de Estudos Africanos de Leiden, na Holanda, lembra que países ocidentais têm arranjos similares com regimes opressivos em outras partes do mundo.

“Se você comparar este debate com o comportamento ocidental, por exemplo, com países do Oriente Médio como Egito e Arábia Saudita… Os Estados Unidos têm relações muito importantes com estes dois regimes que, na verdade, têm um longo histórico de violações dos direitos humanos.”

Interesses estratégicos
Em maio, a China anunciou que iria investir mais dois bilhões de dólares em seu fundo de investimento estatal na África. Esta decisão aumentou a demanda do Ocidente para que Pequim use sua influência para pressionar por mais respeito aos direitos humanos no continente africano.

Mas o dr. Van Walraven diz que a decisão dos países ocidentais ao tomar esta atitude foi calculada: ”... o Ocidente pode se permitir pôr direitos humanos e bons governos no topo de suas exigências em relação a países e economias subsaarianos porque o Ocidente, desde o final da Guerra Fria, decidiu que a África subsaariana tem relativamente menos importância para seus interesses estratégicos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário