domingo, 1 de agosto de 2010

Obama planeja dobrar exportações dos EUA para reativar economia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que o país está a caminho de dobrar suas exportações nos próximos cinco anos. Em janeiro, Obama havia feito essa promessa em seu discurso do Estado da União, dizendo que isso ajudaria a manter milhões de empregos. O presidente norte-americano informou que deve nomear os executivos-chefes da United Parcel Services (UPS), Walt Disney, Pfizer e outras empresas para integrar um conselho consultivo para auxiliar o governo em questões comerciais que envolvem o país.

O relatório mostra que, nos quatro primeiros meses de 2010, as exportações subiram 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento foi calculado com base em um relatório sobre comércio exterior divulgado em junho pelo Escritório de Análises Econômicas, que mostrou que as exportações de bens e serviços de janeiro até abril de 2010 foram de US$ 588 bilhões, comparadas com US$ 502 bilhões no mesmo período de 2009. O crescimento nas exportações aconteceu após a maior queda no comércio externo em décadas, quando a recessão abalou os EUA e o mundo.

Obama falou sobre o crescimento e a necessidade de continuar a promover as exportações em um discurso na Casa Branca. Impulsionar as exportações fortalece nosso crescimento econômico e dá sustentação a milhões de empregos bons no país, com altos salários, disse Obama, segundo agências internacionais que tiveram acesso ao seu discurso.

O executivo-chefe da Ford, Alan Mulally, elogiou os esforços da administração Obama de expandir as exportações. Na Ford, nós acreditamos que uma estratégia econômica baseada nas exportações é fundamental para atingirmos nossos objetivos comuns de crescimento econômico, criação de empregos e um futuro sustentável, disse. O executivo acrescentou que para as exportações crescerem nós precisamos garantir que o acesso do mercado a produtos manufaturados permanece no centro da política de comércio dos EUA.

A administração Obama está tentando manter o ímpeto alcançado com sucessos comerciais envolvendo o mercado avícola e suíno, e planeja incentivar a expansão das exportações de empresas de pequeno porte.

Em março, os EUA e a China concordaram em reabrir o mercado chinês para produtos suínos norte-americanos. O país também fechou um acordo com a Rússia, em junho, para reabrir o mercado russo para produtos avícolas após seis meses de proibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário