sábado, 12 de março de 2011

Histórias de Sucesso no Comercio Exterior utilizando o transporte da Fedex

Histórias de Sucesso - Fabiola Molina
Programa FedEx PyMEx

Desde que começou a exportar com a FedEx, a confecção de maiôs e biquínis teve um aumento significativo em suas vendas. Além de conseguirem reduzir o extravio de pacotes.

A nadadora Fabiola Molina é proprietária de uma confecção de moda esportiva e moda praia que leva seu nome. Atleta da Seleção Brasileira desde 1991, ela sempre chamou atenção nas competições internacionais pelas peças que usava, de sua própria criação.

Em vez do tradicional maiô, Fabiola optava pelo sunquini, que sempre trazia estampas coloridas e alegres. A divulgação natural despertou interesse de atletas ao redor do mundo e fez com que ela começasse a exportar. Hoje, cerca de 35% das 2000 peças mensais confeccionadas em uma fábrica em São José dos Campos, vão para países como Estados Unidos, França, Suécia, Alemanha, Noruega, Suíça, Islândia, Austrália, Nova Zelândia, Eslováquia, África do Sul, além do Canadá, Grécia, Itália, Dinamarca e Nova Caledonia.

O início foi bastante informal. Em suas viagens pelo o Brasil e exterior, Fabiola recebia pedidos de atletas que gostavam das peças usadas por ela. Em 2005 iniciaram as exportações com vendas on-line e a opção de pagamento com cartão de crédito. Além dos sunquinis, ela agregou também maiôs e sungas ao portfolio.

O início das exportações tinha alguns pontos críticos para Fabiola Molina, especialmente a logística de entrega da mercadoria e as operações com cartões de crédito on-line. " Além do preenchimento manual de formulário de envio, não tínhamos como rastrear as entregas, que demoravam entre 15 e 20 dias para chegar aos Estados Unidos e Europa. Tínhamos ainda problemas com extravio de encomendas e os preços altos eram incompatíveis com os serviços prestados", diz Fabiola Molina.

Em 2007 a empresa tornou-se cliente FedEx utilizando o serviço International Priority (IP), que consiste na entrega de pacotes de até 68 kg em um a três dias úteis em qualquer lugar do mundo. Para países como EUA, Canadá e México, este serviço garante a entrega no próximo dia útil. E para as principias cidades européias, o prazo é até às 10h30 em dois dias úteis. Além disso, o International Priority oferece a garantia de reembolso do frete caso o prazo não seja cumprido.

Desde então, a confecção teve um aumento significativo em suas vendas. Segundo Kelce Molina, sócia-diretora da Fabiola Molina, junho de 2008 as vendas cresceram 230% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Para ela, a FedEx é a única que oferece os melhores serviços e excelência no atendimento. "Conseguimos atingir a rapidez no transporte e a facilidade na documentação. A Fedex nos coloca à disposição um software por meio do qual podemos imprimir os documentos exigidos nos países de destino, e o rastreamento das encomendas. Há vários tamanhos de embalagem, que têm ótima qualidade e protegem bem nosso produto", conta Kelce.

De acordo com Kelce, os principais diferenciais da FedEx Express são a rapidez, a segurança, a satisfação do cliente, a credibilidade da empresa e a possibilidade de expansão nas exportações. "A Fedex é nossa parceira e sempre estará nos nossos planos de expansão. Temos 100% de satisfação com o Fedex Express", conclui.

A Fabiola Molina também pode contar com o FedEx PyMEx Membership, um programa de apoio a pequenos e médios empresários brasileiros que querem começar a exportar ou incrementar suas exportações.

O PyMEx oferece aos seus associados acesso a seminários gratuitos, consultorias on-line e on-call sobre os processos de exportação, acordos estratégicos, notícias atualizadas, descontos e outras ferramentas como desenvolvimento gratuito de embalagens especiais.

Lançado em 2005 no Brasil, o PyMEx já realizou seminários gratuitos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, dos quais participaram mais de 1500 empresas. Em toda a América Latina, o programa possui 2564 inscritos.

Voltar para cima

Histórias de Sucesso - Industria de Corte, S.A. de C.V.
Programa FedEx PyMEx

A Industria de Corte, S.A. de C.V. (INCOR) é uma empresa mexicana líder no ramo da indústria metal-mecânica. Fundada em 1979 como negócio focado em ferramentas de corte e peças maquinadas, assim chamadas por passarem por diferentes processos como torneamento, fresagem, polimento, soldagem, etc., tem hoje como principais clientes empresas do setor automotivo e empresas fabricantes de equipamentos e maquinários, alcançando os mais altos níveis de exigência do mercado do México, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Costa Rica e Equador, onde os produtos da INCOR são reconhecidos como artigos da mais alta qualidade.

O desafio
Os produtos que a INCOR precisava exportar eram peças maquinadas de alta precisão, principalmente para o mercado norte-americano. O sucesso e a operação do negócio, bem como o seu crescimento em exportação, dependem, em grande parte, da eficiência do processo logístico de distribuição.

A Industria de Corte é cliente da FedEx desde 2005 e alguns anos depois associou-se ao programa FedEx PyMEx Membership, se beneficiando do serviço de "Assessoria em embalagem", pois as peças que exportam são muito pesadas e as embalagens que utilizavam complicavam o processo de exportação. Foi assim que o programa FedEx PyMEx Membership colocou à disposição da INCOR, sem custo extra, o laboratório de design e desenvolvimento de embalagens.

Com esse laboratório, a empresa interessada só precisa fornecer à FedEx uma amostra do seu produto dentro da embalagem tradicionalmente utilizada. São realizados os testes necessários para certificá-la, inclusive com assessoria e recomendações sobre as mudanças necessárias; além disto, são fornecidos planos de design para que possam ser elaboradas as embalagens adequadas para a exportação do produto.

A solução
Assim, a empresa Industrias de Corte recebeu ótimas idéias que ajudaram a elaborar e certificar as suas exportações, com embalagens e empacotamento aperfeiçoados. O benefício tangível foi percebido na redução da perda natural durante o transporte dos seus produtos. Essas ferramentas permitiram à INCOR confiar plenamente na FedEx e, conseqüentemente, realizam 70% das suas exportações por intermédio da FedEx.

Outro benefício do programa é o PyMEx Envie e Economize, que oferece descontos atraentes com os quais a Industrias de Corte tem conseguido reduzir o custo de remessa em aproximadamente 5%.

A FedEx ofereceu o apoio de que a INCOR precisava, além da conveniente assessoria dos seus executivos em qualquer situação.

A INCOR precisava de um serviço de transporte de mercadoria que permitisse entrega rápida, pois as remessas tinham de ser entregues aos clientes no prazo de 48 a 72 horas, e a segurança dos produtos tinha de ser garantida. Procuravam um serviço especial que lidasse com produtos delicados, pois os acabamentos e o nível de tolerância das peças maquinadas de alta precisão são muito restritos. A FedEx ofereceu este serviço e a garantia, além de apoio e assessoria dos seus executivos em qualquer situação.

"O programa FedEx PyMEx Membership oferece um excelente serviço para empresas como a nossa, pois precisamos de entregas rápidas e pontuais. O programa também nos ajuda a reduzir o custo das exportações, não apenas devido ao custo das remessas, mas também por meio de economia com pessoal de exportação e logística. Além disso, o serviço de Capacitação é uma excelente ferramenta para a nossa equipe de funcionários.", afirmou o engenheiro Jaime Guillermo Falcón Franco, diretor geral da Industrias de Corte.

Desde que a INCOR se tornou membro do programa FedEx PyMEx Membership, aumentou o volume de exportação de 8-10% para 22-28% do total de vendas anuais. O crescimento é decorrente da produção de excelente qualidade que, juntamente com o avanço em exportação e logística, consegue atender adequadamente às necessidades dos seus clientes, mesmo que estes tenham muitas especificações, buscando alta qualidade e homogeneidade no produto acabado e na sua entrega.

As exportações dessa empresa estão cada vez mais alcançando o sucesso, em grande parte, por se apoiarem no programa FedEx PyMEx Membership, que facilita parte do processo. Isto fez com que a empresa Industrias de Corte tivesse um crescimento significativo no mercado de exportação, além de receber o Premio Nacional de Exportación, em novembro de 2007.

"A principal economia é em tempo, mas com certeza há também redução de custos, pois com o FedEx PyMEx Membership não é necessário contar com um departamento de especialistas em logística, já que contamos com o apoio direto e incondicional do programa e a experiência de todos os funcionários da FedEx", acrescentou o executivo.

Com a FedEx, a INCOR não corre riscos; está tranqüila como empresa, pois tem a certeza de que os seus produtos serão entregues no prazo. Com isso, a Industrias de Corte ganhou a confiança dos clientes. Agora, 38 pessoas trabalham para a empresa, que conta com um sistema de gestão ambiental e, como a FedEx Express, está sempre preocupada com o desenvolvimento integral dos seus trabalhadores e fornecedores para oferecer qualidade e serviços para os clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário