segunda-feira, 5 de julho de 2010

Negociaçao da exportaçao

Negociando a exportação

Para que sua idéia de exportar se torne realidade, sugerimos que você siga alguns passos para que seu esforço seja recompensado.
Na maioria das vezes o empresário já tem em mente os produtos que deseja exportar. Portanto o primeiro passo é definir, descrever, quais são estes produtos. Esta informação irá embasar os passos seguintes.
1. Que produto(s) desejo exportar? (descrição técnica)

a)_____________________________________________________
b)_____________________________________________________
c)_____________________________________________________

2. Qual a classificação deste produto na N.C.M.* (Nomenclatura Comum do Mercosul) :

* A "nomenclatura" citada é um guia onde estão classificados por capítulos, grupos e subgrupos todos os produtos importados/exportados pelo Brasil. Esta codificação é "harmonizada" com outras nomenclaturas em âmbito mundial e se constitui em uma importante informação para realizar a prospecção de mercado. Este código será uma espécie de "chave" para obter-se informações sobre este produto em todo o mundo. Esta informação é disponibilizada pela "Edições Aduaneiras" sob forma impressa ou eletrônica. A seguir, você deverá "converter" aquela descrição de produto em códigos N.C.M. para que sua pesquisa seja mais precisa. Estes números são muito importantes para que você possa avançar em seu projeto.

a)_____________________________________________________
b)_____________________________________________________
c)_____________________________________________________
A exportação poderá servir para atender diversos objetivos para a empresa. Desde eliminar estoques, até servir de uma estratégia de globalização da empresa, visando aproveitar novas oportunidades no mercado externo, melhorando na maioria das vezes sua competitividade também no mercado interno. Portanto é importante definir antecipadamente a que objetivo a exportação deverá servir. Um outro objetivo, por exemplo, poderá ser eliminar a sazonalidade da produção. Portanto, é importante ter claro o objetivo proposto, pois isto condiciona o andamento do trabalho.
3. Qual meu objetivo genuíno na realização desta exportação?
a)_____________________________________________________
b)_____________________________________________________
c)_____________________________________________________
4. Quais as metas de exportação planejadas (pelo menos 1 ano):
O fato de existir uma "meta" de exportação dá um sentido de realidade ao projeto. Independente da unidade de medida que se utilize, o fato de existir a meta ajudará a dimensionar o comprometimento da produção para com o projeto de
exportação.
Produto Quantidade Valor
a.
b.
c.

5. Negociação:
Considerando que agora você já está pronto para "abordar" clientes com perfil e em mercados com alto potencial para seu produto, é hora de dominar os elementos básicos necessários a realização de uma negociação. Estas etapas podem ser sintetizadas em 4 elementos básicos: Incoterms, Formação de preço para exportação, Formas de pagamento e Documentação básica.

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