quarta-feira, 30 de março de 2011

ALERTAS PUBLICOS RELATIVOS AO “4-1-9” OU ESQUEMAS DE “AFF”

ALERTAS PUBLICOS RELATIVOS AO “4-1-9” OU  ESQUEMAS DE “AFF”
   
4-1-9 Os Esquemas geralmente usam as seguintes tácticas:
  • Um indivíduo ou companhia recebe uma carta ou fax de uma alegado “quadro superior” em representação de um governo estrangeiro ou agencia;
  • È feita uma oferta para transferir milhões de dólares provenientes de “sobre facturação de um contrato” para uma conta bancária pessoal;
  • Você é encorajado a viajar para o estrangeiro para completar a transacção;
  • È solicitado o fornecimento de papel timbrado em branco da empresa, informação da conta bancária, números de telefone e fax;
  • Receberá diversos documentos com aspecto oficial, carimbos, selos, logotipos para atestar a autenticidade da proposta;
  • Provavelmente deverá avançar com pagamentos de várias taxas, pagamento a advogados, custos de transacção ou subornos;
  • Outras variantes do esquema 4-1-9 incluem: c.o.d. de bens e serviços, sociedades imobiliárias, compra de petróleo bruto a preços reduzidos, beneficiários de testamentos, receber uma recompensa e reconversão de notas.
Se algumas vez perdeu dinheiro na sequência de algum dos esquemas acima descritos, por favor contacte os Serviços Secretos da sua área.
 Visão Geral sobre a Fraude Financeira Avançada Nigeriana
Os criminosos da Fraude Financeira Avançada (AFF), conhecida internacionalmente como fraude “4-1-9” depois do código penal Nigeriano identificar este esquema fraudulento, são frequentemente bastante criativos e inovadores.
Infelizmente, existe a percepção que ninguém é propenso a aderir a tal relacionamento obviamente suspeito. Contudo, um grande numero de vitimas são levadas a acreditar que foram seleccionadas de entre a multidão para partilhar o lucro facil de milhões de dólares sem fazer nada. Também é um erro pensar que o pedido da conta bancária da vitima se destina a culpá-lo do roubo – esta não é a razão essencial do pedido da conta bancária – é simplesmente o primeiro sinal de que engataram outra vitima.
  • Em quase todos os casos há o sentido da urgência;
  • A vitima é levada a viajar para a Nigéria ou um país estrangeiro;
  • Existem muitos documentos oficiais falsificados;
  • A maioria da correspondência é feita por fax ou correio;
  • Papel timbrado em branco, e facturas em branco também são pedidos á vitima com a conta bancária particular;
  • São pedidos vários pagamentos de impostos Nigerianos para concluir a transacção e em cada um deles é sempre indicado que será o ultimo;
  • A confidencialidade da transacção é relevada;
  • Alegam sempre fortes ligações a Quadros Superiores Nigerianos;
  • Um Nigeriano residente nos E.U., Londres ou outro país afirma ser um escritório de branqueamento do Central Bank of Nigeria;
  • Escritórios em edifícios governamentais legítimos  tem sido utilizados por impostores fazendo-se passar pelos seus ocupantes reais ou funcionários.
As formas mais comuns destas propostas fraudulentas de negócio distribuem-se por sete categorias principais:
  • Desembolso de dinheiro de testamentos;
  • Contracto Fraudulento (C.O.D. de bens e serviços)
  • Aquisições imobiliárias;
  • Conversão de moeda forte;
  • Transferência de fundos de um contracto sobre facturado;
  • Venda de petróleo bruto abaixo do preço de mercado.
Os casos que mais prevalecem com sucesso da Fraude Financeira Avançada é o esquema da transferência de fundos. Neste esquema, um a companhia ou indivíduo recebem a carta típica por correio de um Nigeriano afirmando ser um funcionário publico. Na carta, o Nigeriano informará o receptor que está á procura de uma empresa estrangeira com reputação ou um indivíduo em cuja conta ele pode depositar um valor compreendido entre $10 - $60 milhões  que o governo Nigeriano pagou em excesso por um determinado contracto.
Os criminosos obtém o nome das potenciais vitimas de variadas fontes incluindo jornais de negócios, directorias profissionais, jornais, e bibliotecas comerciais. Eles não visam uma única companhia, em vez disso enviam correio em massa. O remetente declara ser um funcionário publico sénior num dos ministérios nigerianos, normalmente a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC). As cartas referem as investigações a diversos contractos do regime anterior alegando que muitos deles foram alvo de sobre facturação. Então, em vez de devolverem o dinheiro ao governo eles pretendem transferi-lo para uma conta no estrangeiro. Os valores a serem transferidos oscilam entre os $10.000.000,00 e os $60.000.000,00 e ao receptor normalmente é oferecida uma comissão até 30 por cento pela sua assistencia na transferência.
Inicialmente, a vitima é instruída para fornecer papel timbrado da companhia e facturas pró-forma que serão utilizadas para rematar o contracto. Uma das razões é para usar o papel timbrado da vitima para falsificar cartas de recomendação para outras empresas alvo e ainda para extrair um visto da Embaixada Americana em Lagos. A vitima será informada que os contractos serão submetidos á apreciação do Central Bank of Nigeria. Uma vez aprovados, os fundos serão enviados para uma conta fornecida pela vitima.
O objectivo do criminosos é iludir o alvo levando-o a pensar que está a ser introduzido num negócio muito lucrativo, apesar de questionável. Tem que reconfirmar a confiança da vitima no sucesso do negócio. Ele será o principal apoiante do esquema e no seu decorrer contribuirá com grande volume de dinheiro quando o negócio for ameaçado. O termo “quando” é usado porque o esquema é no-faz-de-conta e será posto em risco de forma a persuadir a vitima a providenciar grandes montantes de dinheiro para salvar a aventura.
A carta, embora parecendo transparente e até demasiado ridícula, infelizmente tem uma eficácia crescente. Ela estabelece o nível e é o jogo de abertura para o esquema ou para esquema dentro do esquema. O vigarista atingirá eventualmente alguém que, embora céptico, que desesperadamente que o negócio seja genuíno.
À maioria da vitimas é pedido para viajarem até á Nigeria ou a um país vizinho para completarem a transacção. Por vezes é dito que o visto não é necessário para entrar no país. O vigarista Nigeriano então vai subornar os funcionários do aeroporto para passarem a vitima pela Imigração e Alfândega. Isso é uma grave violação na Nigéria, entrar no país sem um visto válido, a entrada ilegal da vitima pode ser usada pelos criminosos como vantagem a coagir a vitima a libertar dinheiro. Violência física e ameaças podem ser empregues para exercer maior pressão sobre as vitimas. Em Junho de 1995 um Americano foi assassinado em Lagos, Nigeria, enquanto executava um esquema 4-1-9, e inúmeras outras nacionalidades tem participado o desaparecimento de indivíduos.
As vitimas são muitas vezes convencidas da autenticidade dos esquemas de Fraude Financeira Avançada pelos documentos falsos apresentados com o timbre do papel oficial do Governo nigeriano, carimbos, selos, garantias bancárias falsas, planos financeiros e extractos de conta bancários. O vigarista pode confirmar a credibilidade do seu contacto, e pela sua influência, arranjando uma reunião entre a vitima e “funcionários do governo” em escritórios do governo verdadeiros ou falsos.
No nível seguinte surge um problema inesperado com “o homem de dentro”. Um funcionário terá que ser subornado ou o pagamento, ao governo Nigeriano, de uma taxa ou imposto desconhecidos terá que ser pago antes do dinheiro ser transferido. Isto pode incluir pagamento de licenças, registos, varias outras taxas e inclusivé pagamento a advogados. Normalmente cada pagamento efectuado é descrito como sendo o ultimo. Invariavelmente, enganos e erros são descobertos pelos Nigerianos, necessitando de pagamentos adicionais e permitindo que o esquema se prolongue por vários meses.
Várias razões são subjacentes á Fraude Financeira Avançada da Nigeria e ao seu crescimento dramático nos últimos anos. As explicações são tão diversificadas quanto o numero de esquemas. O Governo Nigeriano culpa o problema crescente do desemprego, os sistemas familiares, o síndroma do rápido enriquecimento e especialmente a ambição dos estrangeiros.
As indicações são que a Fraude Financeira Avançada Nigeriana acumula centenas de milhões de dólares por ano e as perdas continuam a crescer. Como tudo, há vitimas que não participam as suas perdas ás autoridades, umas por medo outras por vergonha.
Como resposta a esta epidemia crescente os Serviços Secretos dos Estados Unidos estabeleceram a designação de “Operação 4-1-9” para a Fraude Financeira Avançada Nigeriana num centro de controle internacional. A Divisão dos Crimes Financeiros dos Serviços Secretos recebe aproximadamente 10 telefonemas por dia de vitimas/potenciais vitimas e 300-500 peças de correspondência relacionada por dia.
Agentes dos Serviços Secretos tem sido destacados para um centro de controle temporário na Embaixada Americana em Lagos para seguirem o problema naquele local. Os agentes tem estabelecidos ligações com entidades nigerianas, reunidos com outras embaixadas sobre o desenvolvimento mundial do problema, e tem ajudado no desembaraço de cidadãos Americanos em apuros com este problema.
Se sentir que foi vitima de algum destes esquemas contacte o gabinete local para obter apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário