quarta-feira, 30 de março de 2011

Financiamentos com base em "assets" Custódiados (para aplicação em "Roll Programs", HYIP ou similares)

Foi relatada, no Brasil, uma nova onda de fraudes que podem ser classificadas como uma variante sofisticada do "Roll Program".
Em síntese um intermediário aproxima-se de um empresário que esteja a precisar de um financiamento. Noutra variante a vitima é um investidor qualquer com boa capacidade financeira, mas sem necessidades particulares de financiamento.
No caso do empresário, o intermediário afirma existir a possibilidade de obter um financiamento no exterior usando como garantia títulos, acções ou outros valores (reais e bons) depositados num banco através de um contracto de "Custodia" e depois oferecidos em garantia. Este financiamento seria sujeito a umas regras muito particulares.
O mais relevante é que, para permitir juros reduzidos (ou para que as garantias oferecidas permitam tomar um empréstimo muito maior do valor delas), o dinheiro obtido através deste financiamento deverá ficar durante um determinado tempo (de alguns meses até 2 anos, normalmente) num programa de aplicação de alta rentabilidade.
O financiamento é realmente disponibilizado (este tipo de financiamentos baseados em depósitos ou custodias podem existir realmente) e depois sujeito ao mesmo fim do dinheiro aplicado em "Roll Programs" (veja capitulo).
A diferença é que o banco que disponibilizou o financiamento tem como garantia os seus títulos ou acções e no momento em que você não devolver o dinheiro do empréstimo o banco vai tomar a sua garantia (legal e honestamente, aliás, sendo que o banco normalmente não tem nada a ver com este esquema).
Na variante para investidores normais o que se promete é simplesmente a multiplicação do valor dos títulos depositados sem que estes precisem ser vendidos ou liquidados (ou seja um ganho financeiro muito maior do obtido simplesmente com a rentabilidade dos títulos). Mas o fim é sempre o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário