quarta-feira, 30 de março de 2011

DECLARAÇÃO PARA A IMPRENSA SOBRE O ESQUEMA DA FRAUDE FINANCEIRA AVANÇADA

CENTRAL BANK OF NIGERIA
  
DECLARAÇÃO PARA A IMPRENSA SOBRE O ESQUEMA DA FRAUDE FINANCEIRA AVANÇADA

 NÃO SEJA ENGANADO! MUITOS TEM PERDIDO DINHEIRO!
  
SE É BOM DE MAIS PARA SER VERDADE ENTÃO NÃO É VERDADE!!!
 
  1. As campanhas publicitárias saídas do Central Bank of Nigeria (CBN) e do Governo da Republica Federal da Nigéria tem provado o seu sucesso na sensibilização publica sobre a ameaça da fraude financeira avançada e da falsidade de que se pode fazer dinheiro fácil na Nigéria. Consequentemente a participação de incidentes de fraudes financeiras avançadas (A.K.A. “419”), tem decaído significativamente. Contudo, continuam a aparecer pessoas que caíram como vitimas das solicitações dos vigaristas da fraude financeira. O aviso é, para além do mais, destinado especificamente a beneficiar aqueles que sendo mal conduzidos, no intuito de fazerem dinheiro fácil á custa da Nigéria, foram defraudados por vigaristas internacionais.
  2. A fraude financeira avançada é perpetrada motivando a vitima com uma grande proposta de “negócio” que promete milhões de dólares como recompensa. A carta do esquema normalmente promete transferir enormes valores de dinheiro, geralmente em dólares Americanos, provenientes de determinados contractos, destinados ás contas bancárias indicadas, para serem partilhados em determinadas percentagens entre as partes. Uma resposta favorável á carta é seguida justificando porque o dinheiro não pode ser transferido de imediato, seguido do pedido de pagamentos de várias “taxas” e “impostos” supostamente para facilitar o envio dos alegados fundos. A utilização de documentos “falsos” do Governo, Central Bank of Nigeria, Nigerian National Petroleum Corporation etc, são uma prática comum.
  3. Os vigaristas normalmente pedem que a transacção seja feita debaixo de grande confidencialidade. Às vezes, as ‘vitimas’ são convidadas para a Nigéria onde são recebidas pelos vigaristas fazendo-se passar por altos funcionários do Governo Nigeriano e oferecendo-lhes uma recepção principesca com tapete-vermelho. È muito frequente os vigaristas arranjarem comités Governamentais fictícios para obterem os pagamentos. Também não é pouco vulgar para eles fazerem anúncios falsos nos jornais publicitando as aprovações pretendidas para transferir os fundos que não existem.
  4. Para consumar a transacção, serão pedidos á ‘vitima’ o pagamento de diversos honorários com diversos fins: custos de processamento, taxas desconhecidas, pagamento de registos, pagamentos de reconhecimentos notariais, pagamentos á Recuperação Económica Nacional, IVA, auditorias, cobertura de seguros, etc. A colecção destes “pagamentos adiantados” são o verdadeiro objectivo do esquema!
  5. Uma variante recente do esquema direcciona inicialmente para organizações de caridade e religiosas envolvendo a herança proveniente de um testamento falso. Novamente o único objectivo é receber os “pagamentos de impostos” já descritos acima. Uma nova estratégia que também tem sido usada para enganar as ‘vitimas’ é uma oferta para usar químicos para transformar papel comum em notas de dólares Americanos, que de seguida será dividido pelas partes.
  6. Fica novamente avisado , no seu próprio interesse, para não se deixar enganar por estes pedidos fraudulentos ou esquemas. Investidores genuínos que querem investir na Nigéria ficam alertados para consultarem as Câmaras do Comercio I Industria dos seus países, ou a Câmara do Comercio e Industria da Nigéria, Associação dos Produtores da Nigéria, Ministérios Federais do Comercio e Industria, Missões nigerianas no seu próprio país, as vossas embaixadas ou Alto Comissariado na Nigeria para aconselhamento adequado.
  7. O Banco Central e o Governo Federal da Nigéria não podem nem deverão ser responsabilizados por negócio fictícios e obscuros de intenções criminosas. Como instituição responsável, o Banco Central da Nigéria alerta novamente todos os receptores de cartas fraudulentas e negócios fictícios, que não existem contracto a pagamento guardados nos cofres do banco. Ficam mais uma vez avisados de que todos os documentos apresentados para pagamento, reclamações, ou transferencias levadas a cabo pelo banco, sendo quadros superiores ou do Governo da republica Federal da Nigéria, para as propostas acima descritas, são tudo falsificações, documentos .«fictícios e fraudulentos.
  8. Por favor junte-se ao Banco Central e ao Governo federal da Nigéria para combater as organizações criminosas que jogam com a ambição e ganância das suas vitimas participando qualquer pedido ás forças da lei da sua localidade ou á International Police Organisation (Interpol)
  9. Já foi avisado várias vezes anteriormente! Foi de novo avisado agora !!
  CENTRAL BANK OF NIGERIA
Samuel Ladoke Akintola Way
P.M.B. 0187
Garki, Abuja,
NIGERIA
(Tradução da Declaração para a Imprensa do Banco central da Nigéria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário