quarta-feira, 30 de março de 2011

A carta da Nigéria clássica

Na prática o empresário ou investidor recebe uma carta (por correio ou fax) supostamente enviada por um alto funcionário público da Nigéria (país da África onde reina a corrupção e o caos). Nesta carta o remetente propõe ao destinatário para entrar como parceiro numa operação de extravio de dinheiro obtido através de corrupção ou falsas transacções.
Normalmente pede-se para aparecer como fornecedor estrangeiro de determinada mercadoria ou serviço que está a querer ser pago pelo governo da Nigéria (ou pela N.N.P.C. Companhia de Petróleo Nigeriana, também do governo, ou por outra grande empresa daquele país). O montante é geralmente elevado (mais de 10 milhões de USD).
Se o destinatário gostar da idéia tem que entrar em contacto ligando um numero da Nigéria. Depois do primeiro contacto ele vai receber por fax toneladas de falsos documentos cheios de carimbos e com aparência oficial e autentica que supostamente comprovariam a evolução do processo de libertação do dinheiro a favor da vitima (entre estes documentos frequentemente tem algum supostamente vindo do CBN - Central Bank of Nigéria, o Banco Central daquele país). Terá também que fornecer dados pessoais, números de contas, facturas e outros documentos supostamente necessários para iniciar o processo de pagamento.
Depois de algum tempo, e quando a vitima é considerada suficientemente envolvida, os "parceiros" nigerianos pedem uma ajuda financeira para a libertação final do dinheiro. Esta ajuda pode ser supostamente necessária para a "compra" de algum novo funcionário chave, para a autenticação de algum documento final, para pagamento de advogados ou tabeliões, para pagar alguma taxa ou imposto prévio e necessário para a liberação do dinheiro etc… O montante necessário varia, normalmente, de 10 até 100 mil USD, muitas vezes divididos entre varias "motivações" sucessivas. Se a vitima enviar o dinheiro os "parceiros" nigerianos conseguiram o que desejavam … roubar de 10 a 100 mil USD a um estrangeiro confiante!! 
EXEMPLOS DA CARTA DA NIGÉRIA
Estes sujeitos tiveram recentemente a bela ideia de enviar umas das famosas cartas para mim ... vejam ela reproduzida aqui em baixo !!!



... me desculpem mas não consegui resistir a tentação de responder com um belo fax dizendo que estava muito interessado na operação mas infelizmente, devido a problemas pessoais, estava totalmente descapitalizado portanto não poderia arcar com qualquer tipo de custo !! Esta foi a resposta ... eles são espertos ... a primeira etapa é sempre pegar a vitima a qualquer custo, inclusive deixando-a mais tranqüila.





... depois disso me ligaram varias vezes, chegamos a um acordo e me mandaram mais um fax conciliador, pedindo dados.








... eu mandei os documentos que pediram (inclusive dados bancários e de empresa inventados) e depois de poucos dias chegaram um belo monte de documentos que supostamente comprovariam que minha operação estava feita e eu era milionário (sic !!). Pena que, obviamente, tudo era forjado ... é interessante notar, nestes documentos, que as partes escritas à mão (sobretudo os números) são claramente escritos pela mesma pessoa, com a mesma caligrafia, mesmo sendo documentos supostamente vindo de pessoas, entidades e departamentos bem diferentes. Deve ser uma incrível coincidência ... ou pode ser que uma única pessoa seja responsável por tantos cargos importantes ... ou talvez na Nigéria todo mundo escreva com a mesma caligrafia !!
Note-se que no ultimo documento, supostamente do Banco Central da Nigéria, eles introduzem o objeto do golpe dizendo que a liberação do dinheiro está condicionada ao pagamento de uma taxa de 26.650 USD (ou alternativamente de 28.000 USD se quiser o pagamento vindo da Holanda).














... nesta altura já estava cansado da brincadeira, de qualquer maneira eles devem ter percebido que algo não estava funcionando como queriam e simplesmente desapareceram ... e eu não fui atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário