quarta-feira, 30 de março de 2011

Fundos e Contas Bancárias Bloqueadas (blocked funds)

Trata-se de um tipo de fraude interessante.
Alguns fortes indícios deixam pensar que seja uma invenção dos mesmos senhores que desenvolveram a "Carta da Nigéria".
Na prática um intermediário aproxima-se da "vitima" contando que, em virtude de uma operação que provocou um problema, existe dinheiro bloqueado num banco internacional no exterior (muito usados nomes de bancos de primeira linha na Alemanha, Inglaterra, Holanda e Canadá) do qual ele ficou a saber, graças a contactos privilegiados no próprio banco.
Nalguns casos este dinheiro estaria (não se sabe porquê) no próprio nome da "vitima" mas sujeito à apresentação de vários documentos e várias outras exigências para libertação.
Noutros casos estaria no nome de uma empresa fantasma e precisaria ser transferido para a "vitima" de maneira que o problema de libertação possa ser resolvido.
Houve casos em que o dinheiro seria uma herança ou doação em nome da vitima, mas bloqueada por varias razões.
 
O intermediário oferece-se para fornecer mais informações e ajudar a "vitima" a tomar a posse deste dinheiro.
Isso, obviamente, em troca de uma substancial percentagem do dinheiro libertado  (algo em torno de 50%).
 
Se entrar nesta conversa a "vitima" vai ter acesso a uma montanha de documentos do banco e de outras entidades confirmando os fundos bloqueados (facilmente mais de 10 milhões de USD) no nome dele.
Depois de muitos "papeis" provavelmente alguém começará a pedir algum dinheiro para libertar alguma coisa (procurações, ou para comprar alguém no banco, ou para conseguir um documento de alguém, ou por pagar algum imposto etc...).
Tratar-se-á de pouca coisa, provavelmente algo em torno de 5.000 USD, mas isso é só o começo porque daì em diante chegarão outras exigências todas com um "custo" adicional e, depois do primeiro "investimento", ninguém estará disposto a perder o negócio e por isso a "vitima" continuará a pagar até perceber que perdeu tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário