quarta-feira, 30 de março de 2011

Esquema Financeiro Avançado Nigeriano ou Esquema “419”

Este parece ser um dos maiores esquemas e de maior longevidade em todo o mundo. Também é um dos mais perigosos. De acordo com o Departamento de Estado, em 1996 mais de 15 pessoas foram assassinadas depois de terem viajado para a Nigéria para participarem nesta “oportunidade”. Muitos mais foram espancados ou alvo de ameaças e extorsão.
Existem numerosas variações deste esquema, mas todas envolvem os mesmos temas: Recebe uma carta de um Governante ou homem de negócios da Nigéria, contando-lhe confidencialmente acerca de uma enorme quantidade de dinheiro que está disponível. È-lhe pedido para ajudar a transferir aquele dinheiro, por uma participação nos lucros. Abaixo está o texto de uma dessas cartas:
Tendo consultado os meus colegas, e baseado na informação colhida na Câmara do Comercio Nigeriana, estou satisfeito por lhe poder fazer uma proposta de negócio confidencial na qual obteremos um beneficio mutuo. Eu e os meu colegas temos a possibilidade de transferir o montante de $35.000.000,00 para a conta de uma empresa estrangeira a seu favor. Este valor é proveniente da sobre facturação de um contracto, executado, comissionado, e pago há cerca de 2 anos pelo fornecedor estrangeiro. Todavia pedimos o seu apoio na transferência do dinheiro para a sua conta porque só assim poderá sair do país, porque como funcionários públicos, estamos proibidos de ter contas no estrangeiro. O valor total será dividido da seguinte forma:
  • 30% para o titular da conta (você)
  • 60% para nós
  • 10% para custear eventuais despesas
Daremos inicio á transferencia de fundos imediatamente, logo que nos envie a seguinte documentação/informação através do numero de fax acima referido:
  • Quatro cópias de papel timbrado da sua empresa e facturas assinados e carimbados,
  • Nome do seu Banqueiro, endereço e numero de fax,
  • O numero de conta e o nome do beneficiário.
Lembre-se sempre que este é um negócio privado e absolutamente pessoal, não oficial, e deve ser conduzido com todo o secretismo e confidencialidade.
 
Se cair no embuste, ser-lhe-á pedido para enviar dinheiro para suportar custos da transacção e da transferência. Seguidamente irão aparecer “emergências” para mais pagamentos e provocando o atraso na transferência dos fundos para a sua conta.
Este esquema confidencial é muito elaborado e sofisticado. Alguns destes vigaristas são funcionários públicos Nigerianos, e mostrar-lhe-ão documentos oficiais para demonstrar a sua legitimidade.
Estas vigarices, que contém temas variados, estão espelhadas por todo o mundo. O Serviços Secretos dos E.U. recebem queixas de cerca de 100 vitimas por dia, e recebem 300-500 exemplares do esquema que lhe são enviados diariamente. Na Nigeria, o esquema é mundialmente conhecido como esquema “419”, assim chamado depois da referida fraude ser incluída no código penal Nigeriano.
À vitima eu for apanhada pelo esquema ser-lhe-á pedido para viajar até á Nigeria ou a um país neutral para fazer os preparativos necessários para a transferência dos fundos. Ser-lhe-á pedido para levar alguns artigos caros, tais como canetas muitos caras ou jóias, para facilitar a transacção.
Uma vez na Nigéria, as vitimas são levadas para hotéis próximo do aeroporto. Na Nigeria esse tipo de hotel próximo do aeroporto de Lagos é conhecido localmente como “hotel 419” porque é sabido que são usados nesta enorme falcatrua.
Sozinho num país estrangeiro, desorientado, e sem apoio familiar, a vitima não tem hipótese de se libertar da quadrilha 419 que o controlará no hotel. Num cenário elaborado, eles arranjarão reuniões com funcionários públicos em edifícios governamentais ou em prédios com aspecto de edifício publico. À vitima será dito para transferir ainda mais dinheiro e para assinar contractos que o comprometem a perder grandes montantes de dinheiro.
Se a vitima colabora na fraude, ele será autorizado a sair do país sem problemas (e sem dinheiro). Mas a resistência pode conduzir á extorsão, espancamento e assassinato.
Se perdeu dinheiro como resultado deste esquema, não fique envergonhado, e por favor participe-o aos Serviços Secretos – que tem instalada  uma equipa especial de intervenção 419. Envie a sua documentação para os Serviços Secretos dos Estados Unidos, Divisão dos Crimes Financeiros, 1800 G Street NW, Gabinete 942, Washington, D.C. 20223 ou telefone para (202) 435-5850.
Se está interessado em mais informação sobre estes esquemas, incluindo cópias das cartas iniciais e dos documentos oficiais que são enviados ás vitimas, vá aos “LINKS UTEIS” do relatório do Departamento de Estado dos E.U. sobre Fraude Financeira Avançada Nigeriana. Irá necessitar do Acrobat Reader para ver este ficheiro em .pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário